top of page

Projeto 'Memórias do Esporte' no Memorial da Educação Municipal

  • Foto do escritor: Diretoria Regional de Educação Penha DRE PE
    Diretoria Regional de Educação Penha DRE PE
  • 10 de mar. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de jul. de 2022

No último dia 06 de março, visitamos o Memorial da Educação Municipal com os professores representantes do Projeto 'Memórias do Esporte' na DRE Penha. Os registros fotográficos e de audiovisuais também completam a importância dos profissionais da Rede de Educação nas diferentes épocas e seu legado de contribuição a formação dos discentes e docentes.

Na oportunidade a Coordenadora de Esportes Corpo e Movimento da DRE Penha ,a professora Sandra M. F. Magraner, foi entrevistada pela Professora Katia Rúbio onde relata sua experiência e historia de vida esportiva e docente, desde infância até sua entrada na Rede Municipal.



 


O Projeto


A Secretaria Municipal de Educação implementa, promove e acompanha o esporte em suas diferentes manifestações ao longo da sua história como principal elemento de desenvolvimento educacional e da iniciação esportiva na cidade. Essa prática esportiva orientada para a educação acaba também por revelar estudantes habilidosos para o esporte de alto rendimento. Poucos são os registros deixados por parte dos professores, bem como dos estudantes, sobre esse processo tão importante para a vida das gerações atuais como das futuras.

A SME não possui uma narrativa sistematizada do Esporte nos seus equipamentos educacionais da cidade. Neste contexto, a proposta que se apresenta seria de construir esta história do Esporte por intermédio da historiografia e de diferentes fontes. Tão importante quanto fazer a pesquisa e encontrar os elementos que unem o presente ao passado, é realizar o registro do processo dessa construção e de seus desdobramentos.

Desta maneira o Projeto Memórias do Esporte na Rede – O Esporte da rede na rede, reconhece a importância do registro das experiências vividas por professores, estudantes e equipe profissional envolvida com a realização dessa experiência significativa para estudantes e professores, ao longo, em especial, da história da realização das Olimpíadas Estudantis, e InterCEUs para estudantes e professores.

Essa é a razão de ser do registro e da preservação da memória, deste fenômeno chamado Esporte na Secretaria de Educação, a partir das narrativas daqueles que constituem a instituição desde a época em que eram somente jogos regionalizados até a composição deste novo cenário e desta nova estrutura na rede, com os CEUs, ao potencializar as vivências comunitárias e esportivas em todas as regiões da cidade.


O projeto está dividido em 3 fases:

1) Sensibilização para a metodologia e sistematização dos registros.

Que contará com calendário disponibilizado para que as DREs façam seus agendamentos (Sugestão – no mesmo dia das reuniões descentralizadas)

•Constituição de um grupo focal, que será referência na região da DRE.

•Participação de Responsável na DRE, Professores, Analistas (CEUs e EMEFs)

Serão duas reuniões para cada DRE, deste grupo focal com a equipe que fará a Assessoria.

2) Pesquisa de Campo

•Reuniões com as equipes das DRES (professores Analistas e funcionários indicados), acompanhando e auxiliando o desenvolvimento do trabalho de pesquisa "in loco", de construção da memória pela pesquisa e resgate de documentos.

•Localização identificação e registro de narrativas dos “personagens” que colaborem com a construção do mosaico do que é o Esporte na e da Educação.

3) Escrita

Preparação de documentos que registrem o processo desenvolvido e seus resultados, garantindo a preservação dessa memória que será registrada em formato de livro, pela escrita dos seus principais atores.




Comments


bottom of page