SIMULTÂNEA DE XADREZ MENTES BRILHANTES
- Diretoria Regional de Educação Penha DRE PE
- 5 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de nov. de 2019
No último dia 19 de outubro aconteceu a Simultânea de "Xadrez Mentes Brilhantes".
Partida simultânea ou exibição simultânea é uma variação do xadrez onde um enxadrista-exibidor, normalmente um Grande Mestre, enfrenta ao mesmo tempo um número determinado de oponentes (enxadristas-participantes) em tabuleiros distintos.
Numa exibição regular, normalmente não são utilizados relógios para xadrez e os tabuleiros são dispostos lado a lado formando um círculo ou quadrado onde o exibidor circula no meio entre os tabuleiros. Cada participante deve realizar seu movimento quando o enxadrista-exibidor chega ao tabuleiro. O exibidor pode fazer uma breve pausa antes de jogar, entretanto evitará pausas longas pois tornará a exibição longa e cansativa. A medida que a exibição se estende a chance de cometer um erro crasso devido ao cansaço aumentará por parte do exibidor, principalmente porque os participantes remanescentes são teoricamente os mais fortes.
A medida que os jogos são finalizados normalmente não são repostos e apenas poucos jogos permanecem no final da exibição e neste ponto, em algumas ocasiões, os relógios para xadrez são incluídos. Normalmente neste tipo de exibição, o enxadrista-exibidor joga todos os jogos com as brancas e os participantes variam em força enxadrística embora sejam tipicamente de classe inferior a mestre.
O Centro Educacional Unificado (CEU) Quinta do Sol foi o palco de uma grande disputa de xadrez. 300 alunos enxadristas da Rede Municipal de Ensino (RME), da Diretoria Regional de Educação Penha, tiveram a oportunidade de jogar, simultaneamente, uma partida com os Grand Mestre e Mestres :
Joara chaves
Everaldo Matsuura
Carlos Alejandro Martinez
Thayane de Medeiros
Mauro de Souza
Norma Adília Patino
Janine Martinez
Ricardo Dualibi
Árbitros :
Sérgio Cenati
Bruno Henrique Oliveira Barca
Alex Rodrigues Cirino
Paloma Moraes Sena Costa
Rubem Correa
Rafael Anacleto da Silva
João Henrique Amorim Rocha
Antes de a partida iniciar, o público pode prestigiar a apresentação musical com a banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Octavio Mangabeira regência Maestro Silvio Granero.
Contamos na Cerimonia de Abertura com a Diretora Regional de Educação da DRE Penha Diretor da DICEU, Coordenadora de Jogos de Tabuleiros, Equipe Gestora do CEU Quinta
do Sol, Presidente da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar Marcus Lobo, Arbítrio Sergio Cenati.
A simultânea durou cerca de 4h45 minutos e deu aos jovens enxadristas a oportunidade de jogar com referências do xadrez mundial. Pouco a pouco o Grande Mestre e os Mestres foram colocando em xeque-mate a garotada. Contamos com o aluno da EMEF Rosangela R.Vieira, ganhou do Grande Mestre Everaldo Matsuura momento único e contagiante de alegria!
Os alunos foram orientados pelos Mestres quanto a seu poder de jogo e de que maneiras podem evoluir muito mais!
O Mestres envolvidos nos presentearam com o carinho da presença além de avaliar a Organização do evento como de excelência a nível Nacional e Internacional.
“O Xadrez é um elixir que prolonga a vida, é um culto à sabedoria e um canto à virtude.”
Escolas participantes:

Comments