top of page

VISITA TÉCNICA INTEGRAL PENHA AO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

  • Foto do escritor: Diretoria Regional de Educação Penha DRE PE
    Diretoria Regional de Educação Penha DRE PE
  • 28 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

No dia 22/03/2022 pela manhã a DICEU da DRE PENHA e representantes das escolas municipais fizeram uma visita técnica ao Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz – Centro de São Paulo. Ele foi reinaugurado recentemente após o incêndio e reforma e apesar de manter a mesma estrutura e elementos, conta com novas exposições e acervos.


Tendo como objetivo assimilar o conteúdo do museu para posteriormente ser trabalhado com alunos em sala de aula, os educadores conheceram cada uma das áreas de visitação propostas pela instituição.


A amostra do primeiro andar reunia os falares da língua, com profissionais, professores, crianças, estrangeiros, músicos, etc.. A ideia é mostrar como nosso idioma é diverso e cada um o usa de forma a expressar quem se é.



Uma questão levantada foi a Linguagem Brasileira de Sinais, que também é parte do Português e mais uma maneira de se expressar dentro da língua. Além disso, foi reforçada a importância de combater preconceitos linguísticos, sobretudo em sala de aula.



No segundo andar há uma sala onde estão dispostos totens em que podemos ouvir outras línguas, como Italiano, Mandarim, Yanomami, Quimbundo, entre outras; E totens em que nos são mostradas línguas isoladas e outros que nos apresentam o conceito de tronco e família linguística, como a família indo-europeia e a família tupi-guarani. Em todas as salas há textos que explicam a proposta e uma parte de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.


Seguindo pelo corredor no mesmo andar, temos o tronco do Português, partindo de sua formação pelo indo-europeu, passando pelo Latim, sendo uma das derivações das línguas românicas.



Em outra sala continua-se a linha do tempo do Português, mostrando em textos e objetos sua história.



Descobrimos também outros lugares do mundo em que a Língua Portuguesa é falada:



São mostrados vídeos, de pessoas de cada um dos lugares, declamando um poema. É interessante ver os sotaques e peculiaridades dentro da mesma língua.



Vimos também outra exposição de artefatos e foi mostrada a maquete original do prédio histórico.



A seguir fomos para o auditório, obtendo a experiência completa do museu, assistindo ao vídeo, que nos faz perceber como a linguagem é complexa ao se formar na mente, e às projeções no teto com a recitação de diversos poemas tanto brasileiros como portugueses. Então, para finalizar, pudemos ir ao terraço Paulo Mendes da Rocha, pertinho da torre do relógio, para apreciar a vista e a arquitetura da construção.




Comments


bottom of page